segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Bairro São João os Campeonatos de Futebol e a sua História







O Centro Popular de Trabalhadores do B. S. João Atlético Clube, fundado em 22 de Agosto de 1984 é oriundo da Estrada da Luz, sito Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica, Lisboa. Filiado na Fundação INATEL  sobre o n. 463, na AFL - Associação de Futebol de Lisboa com o n. 3447,  FPCCR - Federação Portuguesa das Coletividades de Cultura e Recreio sobre o n. 1720 – ACCL - Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa  sobre n. 294, e ATL - Associação de Ténis de Lisboa, foi constituída como associação em 11/01/90, conforme Diário da Republica n. 49 de 28/02/1990 da III Série, encontra-se inscrita na Conservatória do Registo Comercial, esta associação  tem como finalidade assegurar o melhor aproveitamento dos tempos livres dos seus associados e familiares, promovendo atividades que permitam o seu desenvolvimento físico intelectual e cívico.
















Os nossos cromos do INATEL

O Treinador

Rui José da Silva Mendonça mais conhecido pelo ''Mister’’ nasceu em 16-08-1945, e é natural de Lisboa. Durante a sua carreira desportiva passou pelo CF Belenenses, Olivais e Moscavide, Lusitano de Évora, foi campeão distrital pelo ASA de Luanda, passou também pelo Benfica de Malange, foi novamente campeão distrital pelo GD Saurimo, e finalmente jogou pelo Desportivo de Fátima,  fixando-se no Bairro S. Joao Atletico Clube em 1989, há precisamente 25 anos. É o principal responsável por todos os êxitos desportivos do futebol no clube, pessoa duma dedicação ímpar, lutador e disciplinador, treinou até hoje 172 jogadores no clube, e fez pelo clube 440 jogos, com ele fomos Campeões distritais do INATEL por duas vezes, fomos uma vez vice-campeões distritais, fomos disputar Campeonatos Nacionais do INATEL por 6 vezes, com um honroso 3º lugar, ganhámos 9 Taças Disciplina e uma Taça Reconhecimento, é também dirigente do clube e um grande amigo.


Os Goleadores


José Eduino Pereira da Silva, nasceu em 15-11-1968 e é natural de Cabo Verde. Durante a sua carreira desportiva iniciou-se nos Juniores do Boa Hora, fixando-se no Bairro S. João Atletico Clube com 19 anos de idade, representou o clube durante 16 anos com um interregno de 1 ano para uma operação ao joelho, e fez 161 jogos marcando 114 golos. Foi duas vezes campeão distrital do INATEL, participou em 5 Campeonatos nacionais do INATEL, ganhou 5 Taças disciplina  é um grande amigo e deixou muita saudade.



António Manuel Sério Costa nasceu em 25-07-1967, e é natural de Queluz. Este nosso grande amigo tem uma particularidade interessante é neto dum grande Guarda Redes do CF Belenenses de nome Sério, das famosas Torres de Belém que foram Campeões nacionais em 1946. Durante a sua carreira desportiva passou pelo Sporting Clube de Portugal, Povoense, foi campeão distrital de Lisboa  da AFL no GS Loures, no INATEL jogou a partir de 1989 pela ITT Páginas Amarelas, fixando-se no Bairro S. João Atletico Clube em 1994 até ao ano de 2003. Durante 10 anos fez 156 jogos pelo clube, e marcou 104 golos, tem um registo pouco vulgar de 203 golos em 240 jogos realizados nos anos que passou nos campeonatos do INATEL,  foi uma vez campeão distrital do INATEL, participou em 4 Campeonatos nacionais do INATEL, ganhou 3 Taças disciplina é um grande amigo e deixou muita saudade.


O Guarda Redes


António Augusto Farinha Alípio mais conhecido pelo ‘’Tony’’ nasceu em 12-10-1968, e é natural de Angola. Durante a sua carreira desportiva passou pelo Sporting Clube de Portugal e pelo Clube Oriental de Lisboa, fixando-se no Bairro S. João Atlético Clube com 19 anos de idade até aos dias de hoje. Está no clube desde 1987, precisamente  há 27 anos. Fez até hoje 416 jogos pelo clube, foi duas vezes campeão distrital do INATEL, uma vez vice campeão distrital, participou em 6 Campeonatos nacionais do INATEL, ganhou 9 Taças disciplina uma Taça Reconhecimento e é também dirigente do clube, e um grande amigo.


O Jogador e Treinador Adjunto
      

Pedro Jorge da Costa Ferreira nasceu em 16-10-1960, é natural do Estoril e fixou-se no Bairro S. João Atlético Clube em 1988, há precisamente 26 anos. Jogou como titular até ao ano de 2002 quando completou 42 anos de idade, e fez pelo clube 257 jogos, foi campeão distrital do INATEL por duas vezes, uma vez Vice campeão distrital foi disputar Campeonatos Nacionais do INATEL  por 5 vezes, com um honroso 3 lugar, ganhou 9 Taças Disciplina e foi campeão da Taça reconhecimento, é o treinador adjunto há 6 anos, é dirigente do clube e também uma das pessoas mais influentes, pois também tem a responsabilidade da gestão da contabilidade e tesouraria, é uma pessoa muito responsável e um grande amigo.


O Treinador o Jogador e um Fundador (Faleceu)


Jorge Augusto da Silva Mendonça nasceu em 16-03-1948, é natural de Lisboa e um dos principais fundadores deste clube, que começou com ele na 3ª divisão distrital, onde também jogou. Durante a sua carreira desportiva passou pelo Olivais e Moscavide, Ferroviário do Entroncamento, Dinizes Salazar, Ferrovia de Nova Lisboa por onde foi Campeão Nacional de Angola, Naval 1º de Maio, Oliveira do Bairro e Anadia, fixando-se no Bairro S. João Atlético Clube em 1987, há precisamente 27 anos. Jogou  no clube até  1993  e fez 57 jogos, foi Campeão distrital do INATEL por uma vez, ganhou 1 Taça Disciplina, fez carreira como Treinador e Adjunto por 6 anos, é também dirigente do clube,  e um grande amigo.


O Defesa Central, e o Treinador


António Belmiro Silva nasceu em 05-07-1962, e é natural de Cortegaça - Ovar. Durante a sua carreira desportiva foi atleta da formação do Sporting Clube de Cortegaça, fixando-se  no Bairro S. João Atletico Clube no ano de 1990 até 2001, participou em 168 jogos e ainda teve oportunidade de ser Campeão Distrital do INATEL por 2 vezes, participou em 4 Campeonatos Nacionais, e ganhou 6 Taças Disciplina. Nas épocas de 2004 a 2008, fez também uma fulgurante carreira como treinador principal, na modalidade de Futsal na nossa associação, altura em que levou uma das nossas equipas de formação á 1 Divisão da Associação de Futebol de Lisboa,  até se retirar por motivos profissionais e familiares em 2008, é um grande amigo embora ausente, mas ficará para sempre associado, nesta ilustre gente que dignificou o nosso clube.


O Dirigente o Jogador e o Capitão


Francisco Mário da Silva Nunes, (conhecido como Chiquinho) nasceu em 05-04-1963, e é natural de Angola. Durante a sua carreira desportiva foi atleta da formação do Sport Lisboa e Benfica, fixando-se  no Bairro S. João Atletico Clube no ano de 1986, foi o principal impulsionador do Futebol de 11, dando-lhe estabilidade e organização, foi o nosso capitão de equipa durante 10 anos e participou em 178 jogos, era o nosso marcador de serviço dos penalties, e ainda teve oportunidade de ser Campeão Distrital do INATEL por 2 vezes participou em 5 Campeonatos Nacionais e ganhou 6 Taças Disciplina. Na época de 1998, fez também carreira como treinador adjunto, ano em que levou a equipa de então ás eliminatórias do Campeonato Nacional do INATEL, retirando-se por motivos profissionais e familiares em 2006, é um grande amigo embora ausente, esperamos que possa voltar ao nosso convívio, pois a sua experiência ser-nos-á muito útil.


O jogador e treinador


José António Ramalho Pita nasceu em 08-04-1959, é natural do Alandroal - Alentejo. Durante a sua carreira desportiva foi Campeão Nacional de Juvenis e Juniores pelo Sporting Clube de Portugal, passou pelo Barreirense, Almada, Palmense, Vitória de Lisboa, foi Campeão Distrital pelo Marinhais e ainda jogou no União de Almeirim e Benfica de Castelo Branco, fixando-se  no Bairro S. João Atletico Clube no ano de 1994 até 1998, onde realizou 92 Jogos, e ainda teve oportunidade de ser Campeão Distrital do INATEL e ganhar 3 Taças Disciplina. No período de 1999, fez também carreira como treinador, ano em que levou a equipa ás eliminatórias do Campeonato Nacional do INATEL até se retirar em 2001, atualmente joga nos Veteranos do Sporting Clube de Portugal, é um grande amigo e esperamos que possa voltar ao nosso convívio, pois a sua experiência ser-nos-á muito útil.


O Capitão



Tiago João Vieira Guerreiro nasceu em 18-07-1981 e é natural de Lisboa. Durante a sua carreira desportiva passou pelo União Algés, Sporting de Linda a Velha, Queijas e Dafundo, fixando-se no Bairro S. João Atletico Clube em 2003, há precisamente 11 anos.
Pessoa muito dedicada, correto e aplicado, tornou-se no habitual capitão de equipa durante os últimos anos, realizou até hoje 173 Jogos no clube, com ele fomos Vice-Campeões distritais do INATEL, fomos disputar uma eliminatória do Campeonato Nacional do INATEL, e ganhou 4 Taças Disciplina e uma Taça Reconhecimento, tornou-se num emblemático do clube e é um grande amigo.



O Lateral Esquerdo




Carlos Tiago Correia Pereira nasceu em 27-08-1980 e é natural de Lisboa. Durante a sua carreira desportiva passou pelo Desportivo de Arroios, Hóquei Clube de Portugal e Joaninhas do Leião, fixando-se no Bairro S. João Atletico Clube em 2003, há precisamente 11 anos.
Pessoa muito dedicada, correto e aplicado, realizou até hoje 200 Jogos no clube, com ele fomos Vice-Campeões distritais do INATEL, fomos disputar uma eliminatória do Campeonato Nacional do INATEL, e ganhou 4 Taças Disciplina e uma Taça Reconhecimento, tornou-se num emblemático do clube e num grande amigo.



Outro capitão



Carlos José Cardoso Saldanha nasceu em 30-01-1977 e é natural de Lisboa. Durante a sua carreira desportiva passou pelo SL Benfica, Real de Massamá, União de Algés, Carcavelos, Águias da Musgueira e CF Unidos, foi também Campeão Nacional de Infantis pelo SL Benfica e Campeão Distrital de Juniores, fixando-se no Bairro S. João Atletico Clube em 1998, onde permaneceu 13 anos.
Pessoa muito dedicada, correto e aplicado, realizou durante a sua permanência no clube com alguns interregnos para jogar em outros campeonatos, 221 Jogos, com ele fomos Vice-Campeões distritais do INATEL, fomos disputar uma eliminatória do Campeonato Nacional do INATEL, e ganhou 4 Taças Disciplina e uma Taça Reconhecimento, tornou-se num emblemático do clube e num grande amigo.



O Extremo direito


Mário Alexandre Mendes Soares nasceu em 14-10-1982 e é natural de Lisboa. Durante a sua carreira desportiva passou pelo CF Unidos onde foi campeão distrital em 2000, fixando-se no Bairro S. João Atletico Clube em 2001, onde permaneceu 11 anos.
Pessoa muito dedicada, correto e aplicado, realizou durante a sua permanência no clube, 171 Jogos, com ele fomos Vice-Campeões distritais do INATEL, fomos disputar uma eliminatória do Campeonato Nacional do INATEL, e ganhou 4 Taças Disciplina, tornou-se num emblemático do clube e num grande amigo.





O Centro Campista



Vítor Jorge Paiva Alves nasceu em 28-01-1979 e é natural de Angola. Fixou-se no Bairro S. João Atletico Clube em 1996 onde jogou futsal durante alguns anos, passando depois para o Futebol de 11 onde permaneceu 10 anos. Pessoa muito dedicada, correto e aplicado, realizou durante a sua permanência no clube, 89 Jogos, com ele fomos Vice-Campeões distritais do INATEL, fomos disputar uma eliminatória do Campeonato Nacional do INATEL, e ganhou 4 Taças Disciplina, tornou-se num emblemático do clube e num grande amigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário